Estatura espiritual

Qual é o seu tamanho? É provável que a grande maioria das pessoas tenha a resposta para esta pergunta na ponta da língua, imaginando que sua estatura vai dos pés até a cabeça. Do ponto de vista físico, ok, mas se a pergunta for: qual é sua estatura espiritual? O notável poeta português Fernando Pessoa escreveu: “Porque eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura”.

 

​ + Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Como vemos o mundo? Quando a gente é criança tudo parece ser enorme. Na varanda da minha antiga casa, na Niederauer, quase esquina com a Valandro, disputava verdadeiras “Copas do Mundo” com o Chicão, meu irmão mais novo. Quando dava conflito, o que era muito comum, o “VAR” era nossa mãe Sueli, que resolvia tudo com o chinelo em uma mão, e seu coração bondoso na outra.

 
Podemos ser pequenos ou gigantes. Se agirmos apenas de acordo com as nossas opiniões ou dos que pensam como nós, se olharmos nossos adversários como inimigos, então continuaremos na infância de nossa espiritualidade. Existem pessoas que, por causa de sua miopia espiritual, não conseguem enxergar valores no que é feito por quem pensa diferente. São os que sentem inveja, ciúme, torcem para que tudo dê errado com os outros.

 
Pessoas com visão abrangente são as que fazem o bem, aplaudem ou respeitam ações que podem trazer benefícios coletivos, sejam seus autores parceiros ou não, afetos ou desafetos. A cultura da competividade nos joga num redemoinho de conflitos onde é preciso ser melhor do que os outros, quando na verdade a questão não é ser melhor do que os outros, mas ser melhor para os outros.

 
Quem quiser ver o mundo melhor, melhore-se, diz Marcelo Mariano, palestrante espírita. Quem quiser deixar de sofrer, evolua. Com evolução, o sofrimento naturalmente desaparece. Quando conseguirmos superar nossas próprias mazelas e imperfeições, teremos menos conflitos e sofrimentos e melhor qualidade de vida. Agora e depois.


Pare sem siga     
Sistema “Pare e Siga” tem sido um dos grandes problemas da RSC-287. Pior que isso é o trevo da Euclides da Cunha com a Avenida Dores, caminho para Camobi e para o Fórum. As vezes a travessia só é possível quando alguém que está na preferencial dá passagem. 


Alguns gargalos foram resolvidos com a construção de rotatórias, como a do cruzamento entre as avenidas Medianeira e Ângelo Bolsson, em 1992. Júlio Raskin, o autor, inspirou-se na rotatória da Praça Marquês do Pombal, em Lisboa, pelo tamanho adequado e borda inclinada. Soluções existem, já tivemos isso em outros momentos também, basta aplicar o remédio certo para cada situação.


Trens turbinam o futuro
Cientistas brasileiros estão desenvolvendo uma turbina eólica que aproveita o vento gerado pelo movimento dos trens. A Startup Vento WAWT, em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), criou uma turbina eólica com apenas 1,40m de altura e 1m² de área necessária para a instalação. O grande diferencial está nos aletas ao redor da máquina, direcionando o vento para o rotor interno, alcançando com isso maior eficiência do que as turbinas verticais. Esta mini turbina pode obter uma capacidade de produção de energia suficiente para garantir a iluminação de uma estação de médio porte.


Almoço e negócios
Setor empresarial aguarda com expectativa a edição do Meio-Dia em Pauta da próxima terça-feira (16) às 11h45min, no Itaimbé Pálace Hotel. Para falar sobre “Desafios do Empreendedorismo”, o convidado da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) é Pedro Brair, fundador e presidente da rede de farmácias São João, com mais de 1.100 lojas e 21 mil colaboradores. A previsão é de grande público.

Municípios precisam de dinheiro e de orientação
Oportuna a iniciativa do Tribunal de Contas do Estado (TCE), orientando gestores públicos sobre procedimentos a respeito de recursos destinados à calamidade e situação de emergência, em parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional. 


Em recente vinda a Santa Maria, o ministro da Reconstrução, Paulo Pimenta, alertou para a necessidade do encaminhamento correto dos pedidos, para que os recursos possam ser liberados. Muçum, por exemplo, teve que aguardar quase dois meses para receber R$ 2,8 milhões, devido a inconsistência no preenchimento dos formulários.


Roupa velha  
Não se trata de um contraponto ao aplaudido grupo musical Roupa Nova, mas de uma prática revolucionária de reciclar roupas em desuso, como mostra uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Delaware, nos EUA, e que pode resolver o problema do descarte de roupas no mundo. Mais de um terço dos microplásticos que acabam no oceano vêm das roupas. 


A nova técnica pode evitar a acumulação de roupas como a que acontece no deserto de Atacama, no Chile, onde mais de 60 mil toneladas de roupas descartadas estão jogadas. Se não houver uma mudança global urgente, em 2050 haverá mais de 12 bilhões de toneladas de resíduos plásticos no planeta. O lixo poderá passar de problema a solução quando o homem usar adequadamente sua inteligência e tiver compromisso verdadeiro com o futuro do planeta.


 
A vida continua, nesta e em outras dimensões!

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Vicente Paulo Bisogno

POR

Vicente Paulo Bisogno

Ponto de Deus Anterior

Ponto de Deus

Livre arbítrio e a força do querer Próximo

Livre arbítrio e a força do querer